Sobre nós

Capital and Regional

A Capital & Regional é uma empresa especializada em fundos de investimento em imóveis voltada para os setores de varejo e lazer no Reino Unido e na Alemanha. O grupo usa equipes internas de gestão de ativos e imóveis para maximizar os rendimentos gerados pelas propriedades para investidores e locatários.

A equipe de shopping centers usou técnicas de gestão de ativos para mais de 25 shoppings do Reino Unido nos últimos dez anos. O Mall Fund, uma cadeia de shopping centers do Reino Unido, possui nove estabelecimentos com espaço total para aluguel superior a 425 mil metros quadrados, que abrigam mais de mil unidades de varejo. A empresa também é proprietária e administradora do Xscape Braehead, do Kingfisher Shopping Centre, em Redditch, e do Waterside Shopping Centre, em Lincoln.

Situação do negócio

A gestão de shopping centers temgrande demanda por dados precisos de contagem de visitantes. A Capital & Regional usa contagem de tráfego como o principal método de geração de informações que podem influenciar atividades operacionais, desde marketing, promoções e análise semanal de desempenho até apresentações comandadas pelo CEO no centro financeiro de Londres. Os dados também podem ser utilizados para outras locações para varejo.

A Capital & Regional já usa um provedor de tráfego de consumidores há vários anos. No entanto, colaboradores de toda a organização, desde gerentes-gerais de shopping centers até o CEO, começaram a se sentir frustrados com o nível de serviço entregue até então. Os dados usados para medir o sucesso em comparação à concorrência e à média nacional tinham de ser consistentemente precisos. Por isso, o fornecedor precisava ser capaz de fornecer relatórios profissionais sob demanda e responder rapidamente a consultas ou reclamações. Em 2009, o CEO da Capital & Regional chegou à conclusão que o nível de serviço exigido não estava sendo cumprido pela solução existente e montou uma equipe para avaliar as alternativas disponíveis no mercado.

Solução

A equipe, formada por gerentes gerais de Mall, foi liderada por Martin Macwhinnie, Gerente Regional de Operações.. Depois de avaliar quatro possíveis provedores de soluções de contagem de tráfego, incluindo o que ainda estava sob contrato, três fornecedores foram convidados a apresentar propostas.
A ShopperTrak foi a única empresa que demonstrou ter realmente entendido o briefing em termos da precisão dos dados. A empresa também ofereceu a tecnologia mais avançada, usando vídeo como alternativa às imagens térmicas existentes, que eram altamente suscetíveis a alterações na luz e  clima. A decisão tomada foi contratar o serviço da ShopperTrak em todo o portfólio de shopping centers.

Desafios

Embora estivesse claro para a Capital & Regional que a ShopperTrak teria um melhor desempenho geral, houve problemas financeiros, operacionais e até emocionais a resolver antes de dar início ao contrato. A equipe da Capital & Regional chegou rapidamente à conclusão que a economia no longo prazo oferecida pela ShopperTrak justificava o investimento. O desafio seguinte seria garantir que o sistema estivesse em pleno funcionamento em três meses e que a qualidade dos dados convencesse os gerentes dos shoppings, usuários da contagem de tráfego para si mesmos e para os varejistas, que a troca de fornecedor valeria a pena.

A Capital & Regional e a ShopperTrak colocaram em prática  a nova solução de contagem de fluxo junto com o sistema existente durante um período de seis semanas. Surgiram discrepâncias significativas nos dados capturados no equipamento do antigo fornecedor, o que dificultava muito a realização de comparações. Assim, o sistema teve que operar durante doze meses em regime de realinhamento. Os dados da ShopperTrak foram comparados   com os dados do ano anterior e, a partir disso, vários ajustes foram feitos. Os dados da ShopperTrak permaneceram consistentes durante o período de análise e as informações  do antigo fornecedor foram descartados após 12 meses.

Resultados

Após uma implementação feita no prazo e sem intercorrências, o sentimento geral na Capital & Regional era de que a ShopperTrak trouxera uma mudança muito positiva para os negócios. Os dados são precisos e disponíveis, e os relatórios podem ser entregues em vários formatos e personalizados para os diferentes stakeholders da empresa. É possível definir parâmetros dentro do sistema para que os gerentes-gerais sejam alertados apenas quando as variações atingissem determinado nível. Além disso, todos os varejistas passaram a ter acesso aos dados para estimular uma maior colaboração. A equipe da ShopperTrak responde mais rápido e é mais comprometida com a empresa, que certamente verá a solução ser adotada em novos locais no futuro.