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Crocs

A Crocs, Inc. é um dos líderes mundiais em calçado casual e inovador para homens, mulheres e crianças. Além do icônico tamanco, a Crocs oferece várias coleções de sapatos diferenciados, ultrapassando os 300 modelos, ao longo das quatro estações do ano. Com vendas anuais superiores a um bilhão de dólares, a Crocs construiu uma marca reconhecida tanto por seu conforto como por sua identidade corporativa.


Posição Empresarial

A Crocs está vivendo uma rápida expansão a nível mundial. Desde sua formação em 2002, a empresa já vendeu mais de 200 milhões de pares de sapatos, em mais de 90 países. Suas lojas especializadas cobrem mais de 350 lojas em todo o mundo, situando-se cerca de metade destas na América do Norte e as restantes majoritariamente na Europa e na Ásia.

A empresa concebeu indicadores para medir todos os aspectos de seu desempenho, da análise detalhada das tendências de vendas ao agendamento e utilização da mão de obra. No entanto, a empresa percebeu que tinha uma falha de informação relativamente à contagem de tráfego. Sem a visibilidade dos padrões de tráfego, a Crocs estava perdendo uma peça vital do quebra-cabeça. Em 2011, procurou remediar esta situação e contatou um fornecedor externo para obter equipamento e serviços de contagem de pessoas.

A Crocs testou assim uma solução de contagem de baixo custo, manual, a qual veio a ser ineficiente e com resultados duvidosos. De acordo com o Diretor Sênior de Operações de Varejo, Scott Landblom, “rapidamente percebemos que não tinha o perfil necessário para uma empresa de varejo sofisticada como a Crocs, e começamos a analisar outras soluções”.

Solução

Usando o que tinham aprendido com a implementação da solução anterior, a Crocs levou a cabo um verdadeiro processo de avaliação para selecionar o novo fornecedor de contagem de tráfego. Houve três fatores principais que levaram a Crocs a selecionar os serviços da ShopperTrak:

1) Alcance Mundial

A dimensão global da ShopperTrak representou uma enorme vantagem para a Crocs. Com uma rede que cobre os mercados principais da Crocs, a ShopperTrak foi a única empresa a oferecer uma solução integrada e completa. A Crocs implementou um modelo consistente, em todas as zonas geográficas e com as vantagens de uma gestão centralizada.

Landblom explicou o sucesso obtido: “Apresentaram-nos uma solução completa; não precisamos contratar ninguém para fazer a instalação. Sabíamos que era uma solução com tudo incluído”.

2) Relação Custo-Benefício

De uma forma simples, a solução da ShopperTrak apresentou um melhor custo-benefício que as demais opções. Com sucesso comprovado, através das mais de 50 mil instalações efetuadas, a Crocs recebeu um plano de instalação para começar a trabalhar rapidamente e com a garantia de que não existiriam custos adicionais.

3) Facilidade de integração

A solução de contagem de tráfego da ShopperTrak foi implementada em conjunto com algumas atualizações à infraestrutura informática da empresa. Um dos pontos principais para a seleção desta solução foi a facilidade de integração com os sistemas de controle de mão de obra e de vendas da Crocs, Kronos e Manthan. Consolidando o acesso aos dados de desempenho através das diferentes funções, a Crocs obteve uma visibilidade sem precedentes dos fatores específicos que levam ao sucesso.

A conta da ShopperTrak entrou em produção em Novembro de 2012, bem a tempo de registrar o fluxo de tráfego na época mais movimentada do ano.

A implementação ocorreu perfeitamente. De acordo com Landblom: “A ShopperTrak apresentou uma grande facilidade de implementação e fez-nos sentir muito confortáveis. Ninguém em nosso grupo tinha feito algo semelhante, por isso colocaram sua experiência a nosso dispor e o processo decorreu de forma fantástica”.
Mais de 170 lojas foram integradas ao sistema em apenas seis semanas e a grande maioria das lojas nos EUA entraram em funcionamento pouco tempo depois. A Implementação a nível global começou no início de 2013.

Desafios

A Crocs está ansiosa para colher os benefícios da solução automatizada e robusta da ShopperTrak. Em particular, a empresa tem planos para integrar os dados de tráfego em suas matrizes de mão de obra, e assim ajustar os recursos humanos de forma mais eficaz possível.

Paralelamente, a Crocs está planejando partilhar as informações  obtidas com os escritórios locais com o objetivo de  promover uma melhor compreensão das tendências de tráfego e conversão. “Estes dados são muito importantes para alinhar perspectivas sobre quando ocorrem nossos períodos de maior movimentação”, revelou Landblom. “Sendo uma empresa baseada em indicadores, pretendemos tirar partido total da do volume de informações disponibilizadas pela ShopperTrak.” Por combinar os dados em tempo real com outras fontes de informação, a solução da ShopperTrak será usada numa base de análise diária e semanal – para não mencionar as valiosas análises comparativas anuais.

Prolongar o Investimento

No início de 2013, a Crocs e a ShopperTrak começaram a trabalahr  em parceria, criando um piloto baseado na contagem de fluxo utilizando a tecnologia Bluetooth para testar a movimentação de clientes  nas lojas e a configuração do espaço. Com a mobilidade inerente ao Bluetooth, a Crocs vai utilizar este serviço com o objetivo de avaliar a eficácia da disposição dos artigos e realizar comparações detalhadas entre as lojas.

“Com os demais fornecedores, era necessário adquirir equipamentos adicionais”, disse Landblom. “Com a ShopperTrak, dispomos de uma flexibilidade integrada a preços mais razoáveis.”

“Apresentaram-nos uma solução completa; não precisamos contratar ninguém para fazer a instalação. Sabíamos que era uma solução com tudo incluído.”
– Scott Landblom, Diretor Sênior de Operações de Varejo