Sobre nós

Thomas Sabo

A Thomas Sabo é uma marca inovadora e mundialmente reconhecida, com sede em Lauf an der Pegnitz, no sul da Alemanha. A empresa, fundada por Thomas Sabo em 1984, emprega mais de 380 pessoas na Alemanha e tem cerca de 1.300 colaboradores a nível internacional. É uma das empresas líder no mercado de joias, relógios e beleza, presente em 66 países, distribuídos pelos cinco continentes. A Thomas Sabo pode ser encontrada nas maiores cidades do mundo, incluindo Berlim, Estocolmo, Paris, Londres, Los Angeles, Toronto, Hong-Kong e Sydney.


Situação Empresarial

A Thomas Sabo foi uma das primeiras empresas a adotar a análise de tráfego e já tinha utilizado um sistema de contagem em um reduzido número de lojas. O desafio que a empresa decidiu enfrentar estava relacionado com a ligação dos dados das lojas a nível global. Esta tarefa tornou-se uma prioridade para a administração. Em vez de confiar somente nos dados das vendas, o CEO da Thomas Sabo liderou a iniciativa que tinha como objetivo encontrar uma solução que desse à equipe de gestores uma panorâmica detalhada do desempenho de toda a rede. Teria de levar em consideração a taxa de conversão e a análise operacional, bem como a eficácia do marketing e o relacionamento com os clientes.

A equipe de gestores também reconheceu o potencial da análise de tráfego para obter informações relevantes a nível de mão de obra e de formação.

Uma vez que a solução existente na empresa em termos globais não permitia este nível de análise, foi tomada a decisão de investir em um novo parceiro.

Solução

A Thomas Sabo selecionou a solução de análise e contagem de tráfego da ShopperTrak, implementando-a em 86 lojas, distribuídas por 13 países, que disponibiliza informação diária sobre seu desempenho.

A ShopperTrak foi escolhida por seu alcance global e pela facilidade com que converte as diversas moedas em Euros, para posterior análise na sede da Thomas Sabo, na Alemanha.

A solução foi implementada na rede após um piloto com 10 lojas. A ShopperTrak e a Thomas Sabo se reuniram com os gestores destas lojas, durante o piloto, para otimizar a integração e afinar todos os detalhes antes de o sistema entrar em funcionamento.

Desafios

Um dos fatores-chave na decisão foi a facilidade de utilização. A ShopperTrak destacou-se, não só por suas funcionalidades e precisão, mas também por possuir uma interface mais amigável. Um elemento crucial para seu sucesso foi a possibilidade de cada gestor compreender o valor do sistema, pois era essencial que este fosse intuitivo para eles poderem usá-lo com eficácia.

Outro desafio consistia na conversão entre diversas moedas. A equipe de gestores pretendia ter visibilidade sobre o desempenho da rede de lojas, mas analisando os números centralmente e em Euros. A ShopperTrak trabalhou com a Thomas Sabo para desenvolver um sistema que permitia à empresa recolher os dados diretamente em cada loja, converter os valores para Euros e disponibilizar a informação num formato de fácil interpretação, com comparativos diretos entre as diversas lojas.

Resultados

A solução está fazendo uma diferença significativa no desempenho individual de cada loja. Historicamente, as escalas de pessoal eram feitas com base em suposições e palpites dos gestores, mas não refletiam com precisão as horas de pico.

A ferramenta de horas de pico da ShopperTrak apresenta à Thomas Sabo informação precisa sobre os períodos em que ocorrem picos de vendas durante a semana. Isso é crucial para garantir que os gestores de loja estejam preparados e devidamente apoiados pela equipe. A informação de tráfego é utilizada como um barômetro para ajudar a determinar os níveis de mão de obra e para os gestores se certificarem de que os colaboradores adequados estão na loja nos momentos certos. Isso tem impacto nas oportunidades potenciais de vendas e permite oferecer aos consumidores uma melhor experiência.

A Thomas Sabo tem planos para estender a solução a toda sua rede de franquias.

As taxas de conversão e as transações médias atualmente são analisadas através do sistema, e a empresa agora quer trabalhar com a ShopperTrak para integrar a informação sobre as compras efetuadas por consumidor – transformando a solução num ponto único para a obtenção de análises e relatórios, por loja.

“A diferença entre a percepção que tínhamos de nossos períodos de maior atividade e a realidade surpreendeu nossos gerentes de loja, que costumavam agir mais com base na intuição do que em dados comprovados. A ShopperTrak proporcionou uma visão que permitiu administrar as lojas de maneira mais eficiente e também demostrou ser uma ferramenta operacional e estratégica de grande alcance a nível corporativo.”

– Ivar Campbell Cole, Gerente de Operações e Projetos, Thomas Sabo